sexta-feira, 26 de junho de 2015

Introdução


Nossa primeira instrução foi retirada do livro Explicação do Pequeno Catecismo. O estudo de hoje está nessas 3 perguntas: 1) Para quê vivemos na Terra? 2) O que devemos fazer para salvar a nossa alma? 3) Onde encontramos aquilo que Jesus ensinou e mandou?

Vamos lá...

1) Para quê vivemos na Terra?
     - Vivemos na Terra para salvar a nossa alma.

2) O que devemos fazer para salvar a nossa alma?
     - Para salvar a nossa alma devemos crer tudo o que Jesus ensinou e fazer tudo o que Jesus mandou.

3) Onde encontramos aquilo que Jesus ensinou e mandou?
     - O que Jesus ensinou e mandou acha-se no ensino da Igreja.


Salvar a alma quer dizer ganhar o céu.

Todos desejamos ser felizes, tão felizes que nada nos falte. Mas nesta vida sempre nos falta alguma coisa. Só depois da morte a nossa alma pode alcançar uma felicidade completa, o céu. Se ganharmos o céu, tudo está ganho; se perdemos o céu, tudo está perdido.

Para nos ensinar isto, Jesus contou a seguinte história.

Um rei deu a cada um dos seus criados um certo trabalho, prometeu-lhes grande riqueza, se fizessem seu dever, e saiu do seu palácio. Nas primeiras horas todos trabalhavam. Mais tarde, porém, alguns se tornaram preguiçosos e descuidaram-se do seu dever. Veio a noite e só poucos continuavam o serviço. Enfim, à meia noite, a porta do palácio se abriu e o rei voltou, e deu grande riqueza aos criados que achou trabalhando, e severo castigo aos que não faziam seu dever.

Esse rei é Jesus, os servos somos nós. Jesus já ensinou o que devemos crer e fazer. Quando voltar, pedirá contas. Por isso devemos a todo custo querer ganhar o céu. Muitos mártires preferiram salvar sua alma que ganhar os bens terrenos.

Se perdermos a saúde, nada está perdido: pois a morte em poucos anos nos livrará de todas as doenças. Se perdermos a vida, nada está perdido: pois depois da morte principia uma vida muito melhor. Mas se perdermos a nossa alma, tudo está perdido: pois perdendo uma vez o céu, nunca mais seremos felizes.

Se ganhamos todo o dinheiro do mundo, nada está ganho: pois a morte nos há de tirar tudo. Se ganharmos o céu, tudo está ganho: pois o céu não se pode mais perder.

Queiramos salvar a nossa alma a todo custo!

Agora é preciso saber o que é preciso para ganhar o céu...


Jesus ensinou muitas verdades. E mandou seus apóstolos ensiná-las em todo o mundo. E disse: "quem crer, será salvo, quem não crer será condenado". Nosso Senhor não ensinou tantas coisas para que escolhêssemos em quais acreditar. Mas para que acreditássemos em tudo. Assim, não adianta crer na ressurreição e não crer no batismo. Ou crer em toda a doutrina, menos na presença de Jesus na Hóstia consagrada. Então a salvação depende da nossa fé, daquilo que Jesus ensinou. Mas não somente.

Só pela fé não não salvamos a nossa alma. "A fé sem obras é uma fé morta". Uma árvore morta não dá frutos. Jesus nos deixou os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja. Nos deixou o que crer e o que fazer para ganhar o céu, para salvar a nossa alma. Assim, também não adianta nunca roubar e ser um mentiroso. Não adianta não desejar os bens do próximo e não santificar os domingos e dias de preceito. Quem deixa de crer uma só coisa ensinada por Jesus ou de fazer uma só obra que Ele mandou, não entrará no céu.

Precisamos aderir de todo coração e toda a nossa alma à vontade de Deus para merecer o Reino que nos preparou.

Então, onde podemos aprender o que devemos crer e fazer para salvar a nossa alma? Na Santa Igreja de Deus, coluna e sustentáculo da Verdade.

A Igreja, sob a ação do Espírito Santo guarda o fiel depósito da fé para que todo aquele que quiser, possa aproveitar dele o necessário pra salvação. Jesus quis uma Igreja e a fundou. Colocou seu comando nas mãos de São Pedro e a ele, somente a ele, pediu que apascentasse seu rebanho. E pela sucessão ininterrupta dos pastores desse rebanho, a fé atravessou séculos intacta. É só pesquisar documentos antigos, como a Didaqué, por exemplo, do final do primeiro século. Vemos nela que com certeza o Espírito Santo conservou suas verdades até nossos dias. Verdades de fé e moral, como a presença de Nosso Senhor na Eucaristia e a condenação da prática do aborto.

Nisso nunca veremos alteração, pois ninguém pode mudar o que Jesus ensinou. A Igreja soube como bem ensinar durante séculos as verdades reveladas e por muitas vezes bem expressou sua doutrina em magníficos documentos. Assim, podemos buscar seu ensino mais facilmente. E sem erros e invenções.

É falta grave do católico se descuidar de aprender as verdades de sua fé. E mais ainda se se descuidam de que seus filhos e dependentes as aprendam. No catecismo podemos buscar nosso aprofundamento, e muito melhor ainda, na explicação da sua doutrina pela Igreja. Vejam essa história.

São Francisco de Sales era bispo. Na sua catedral sempre ensinava o catecismo. A mãe dele nunca faltava a esta doutrina. Assentava-se com as crianças para ouvir.

Um dia São Francisco disse à sua mãe: Minha mãe, porque a senhora assiste a minha doutrina? Eu aprendi o catecismo da senhora. Como então o pode agora aprender de mim? Mas a mãe respondeu: Meu filho, eu te ensinei as palavras do catecismo, mas tu me ensinas o sentido das palavras.

Assim, buscamos também ouvir da Igreja a verdade necessária para a salvação de nossa alma.

-----

1) Para quê vivemos na Terra?
     - Vivemos na Terra para salvar a nossa alma.

2) O que devemos fazer para salvar a nossa alma?
     - Para salvar a nossa alma devemos crer tudo o que Jesus ensinou e fazer tudo o que Jesus mandou.

3) Onde encontramos aquilo que Jesus ensinou e mandou?
     - O que Jesus ensinou e mandou acha-se no ensino da Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário